No primeiro trimestre, quando o tema COVID-19 ainda não circulava massivamente na imprensa brasileira, ocorreu exposição positiva, mas com visibilidade também negativa devido a problemas de atendimento envolvendo Unimeds. Em janeiro e fevereiro, os principais temas positivos foram ações das Singulares e o Movimento Mude1Hábito. Em março, o noticiário positivo citando Unimed passou a incluir matérias sobre prevenção contra o coronavírus.
Os maiores picos de matérias negativas foram em abril, maio e julho – também período do auge da primeira onda da pandemia no Brasil. Em abril, a Unimed foi uma das instituições mais demandadas para se posicionar sobre atendimentos, prevenção e temas relacionados à linha de frente.
Em maio, pautas proativas positivas trabalhadas pela Unimed do Brasil em veículos como Folha de S. Paulo e Veja e divulgações regionais assertivas das Singulares e Federações contribuíram para um equilíbrio.
No início do segundo semestre, houve redução no volume geral de matérias, em consonância com a redução de casos de COVID-19 no país, e nova determinação da ANS de suspensão de reajustes dos planos até dezembro.
Em outubro, os principais temas positivos foram os reconhecimentos dos prêmios Folha Top of Mind e Top of Mind RH.O ano encerrou também com pautas positivas sobre as certificações dos Selos de Governança e Sustentabilidade e Hospitais, parcerias culturais e outras iniciativas. As matérias negativas com citações à Unimed estavam vinculadas a casos de mortes ou internações por COVID-19.
Apesar de, em alguns meses, o saldo de matérias negativas ter sido maior que de positivas, o ano de 2020 encerrou com maior favorabilidade para a marca, demonstrando que o trabalho de comunicação das cooperativas em mostrar suas ações e iniciativas a favor de seus clientes e sociedade rendeu frutos importantes em um ano tão desafiador para a saúde em todo o mundo.
Satisfação do Sistema Unimed com as campanhas disponibilizadas em 2020 pela Confederação chega a 93%
fonte: Unimed do brasil