Notícias
Voltar 27 de Fevereiro de 2015

Alimentos podem influenciar no humor

A produção de neurotransmissores, substâncias que transmitem impulsos nervosos no cérebro e são responsáveis pelas sensações, pode ser alterada através da química dos alimentos

 

É muito provável que você conheça alguém que possua o hábito de beber café quando está muito cansado ou com sono. A cafeína, encontrada em chás, cafés, refrigerantes e chocolates - é amplamente consumida mundialmente para modificação do comportamento em situações em que se está cansado, mas precisa-se de mais concentração. Assim como a cafeína, diversos outros alimentos podem afetar o funcionamento mental e humor.

 

Com foco nesta relação “comida x humor”, a Food and Mood Project, da Inglaterra, elaborou um estudo com cerca de 200 pessoas, visando identificar mudanças positivas para a saúde mental após a ingestão de determinados alimentos. Os participantes seguiram uma dieta recomendada pelos pesquisadores, incluindo maior ingestão de peixes, frutas e líquidos, e diminuição do consumo de álcool, cafeína e açúcar. A pesquisa identificou que 24% tiveram uma melhora na depressão, 26% na instabilidade emocional e 26% em ataques de pânico e ansiedade.

 

ATENÇÃO: a relação entre comida e humor pode ser uma via de mão dupla. No caso do café, por exemplo, cafeína em excesso possibilita o aumento de sintomas como a ansiedade. 

 

 

Fonte: Mind for better mental health / Sociedade Beneficente Albert Einstein / Action on Depression

 

Conteúdo aprovado pelo coordenador técnico-científico do Portal Unimed.

Fonte: Ascom


TEMOS UM PLANO  DE SAÚDE IDEAL  PARA A SUA VIDA
RN 309
RN 412
LGDP
Hospital Unimed Centro Rondônia Ariquemes

FALE COM A UNIMED CENTRO RONDÔNIA

Possui alguma dúvida, crítica ou sugestão, fale conosco

Contato pelo Site ou Telefone

Telefone: 69 3411-3800 ou
relacionamento_cliente12@unimedjpr.coop.br

Central de Atendimento Unimed

Atendimento de 2ª a 6ª, das 8h às 18h.
Sábado de 8h às 12h

Ouvidoria

Clique aqui ou pelo e-mail
ouvidoria@unimedcentrorondonia.coop.br