Notícias
Voltar 04 de Agosto de 2010

A hora de escolher o pediatra

Decidir qual profissional vai cuidar da saúde do filho é uma tarefa que deve começar ainda durante a gestação

Com a descoberta da gravidez, muitos assuntos começam a passar pela cabeça dos pais. Além dos cuidados com a gestação e a preparação da casa para a chegada do bebê, é necessário pensar também na escolha do profissional que vai cuidar da saúde do filho quando ele nascer e acompanhá-lo até a adolescência.

                                     
Mesmo não havendo necessidade de o pediatra escolhido atender o bebê ainda na sala do parto, é importante que ele já tenha sido definido antes da alta hospitalar, já que, após o nascimento, a atenção dos pais estará voltada ao novo integrante da família. Além disso, a primeira consulta com o bebê geralmente ocorre já por volta do quinto dia após o nascimento. 

                                  
O pediatra será uma pessoa muito importante no dia-a-dia dos pais e filhos, principalmente, nos primeiros meses. Por isso, é fundamental que haja empatia logo na primeira consulta e que as atitudes do médico transmitam confiança. Para facilitar a escolha, é interessante pedir indicações a outros pais, conversar com amigos e médicos e marcar algumas visitas às clínicas de interesse.

                                           
Recomenda-se que já na primeira consulta com o possível pediatra algumas informações sejam esclarecidas. Lembre-se, por exemplo, de perguntar a ele sobre:

                                     
- A disponibilidade de horários;
- A possibilidade de tirar dúvidas por telefone;
- Qual colega poderá susbtituí-lo quando for necessário.
                              

Consultas
É imprescindível que os pais acompanhem os filhos em todas as consultas, pois isso aumenta a confiança no trabalho do médico e ajuda a conhecer melhor as etapas do crescimento e do desenvolvimento da criança. Se, por algum motivo, houver vontade ou necessidade de trocar de pediatra, sinta-se livre para procurar outro profissional, pois isso, a princípio, não acarretará nenhum prejuízo para a saúde da criança.

Fonte: Filhos: da gravidez aos 2 anos de idade: um guia completo da Sociedade Brasileira de Pediatria para os pais. Volume 1 e A saúde de nossos filhos/Publifolha e Departamento de Pediatria do Hospital Israelita Albert Einstein / Unimed Brasil


TEMOS UM PLANO  DE SAÚDE IDEAL  PARA A SUA VIDA
RN 309
RN 412
LGDP
Hospital Unimed Centro Rondônia Ariquemes

FALE COM A UNIMED CENTRO RONDÔNIA

Possui alguma dúvida, crítica ou sugestão, fale conosco

Contato pelo Site ou Telefone

Telefone: 69 3411-3800 ou
relacionamento_cliente12@unimedjpr.coop.br

Central de Atendimento Unimed

Atendimento de 2ª a 6ª, das 8h às 18h.
Sábado de 8h às 12h

Ouvidoria

Clique aqui ou pelo e-mail
ouvidoria@unimedcentrorondonia.coop.br