Notícias
Voltar 22 de Janeiro de 2021

Arboviroses: mitos e verdades

Quais doenças os mosquitos transmitem? Como evitar que eles se reproduzam? Preciso usar repelente? Descubra tudo nesta matéria

Aedes Aegypti é um grande transmissor de arboviroses, como denguezika vírusfebre chikungunya e febre amarela. Com as três primeiras em evidência no Brasil, surgem muitas dúvidas sobre a atuação do mosquito e como combatê-lo corretamente. Por isso, listamos abaixo alguns mitos e verdades sobre o inseto vilão da saúde pública, sobretudo no verão.

 

1 - Citronela, andiroba e óleo de cravo funcionam para espantar o mosquito Aedes Aegypti?

Em partes. Os repelentes naturais não são totalmente ineficazes, mas não têm aprovação da Anvisa e nem garantem o resultado desejado. Tais produtos têm efeito temporário e podem afastar apenas momentaneamente o mosquito. O indicado é seguir as recomendações do Ministério da Saúde: reservar 10 minutos para inspecionar a própria casa, verificar se não há nenhum depósito com água parada e exposto à chuva ou qualquer objeto que possa acumular água.

 

2 - É necessário passar repelente também nas roupas?

Verdade. Recomenda-se que repelentes de uso tópico devem ser aplicados nas áreas expostas do corpo e por cima da roupa. A reaplicação deve seguir a indicação de cada fabricante. Para a forma spray do produto, o ideal é aplicar primeiro na mão e depois espalhar pelo corpo e rosto.

 

3 - O mosquito Aedes Aegypti só pica de dia?

Não. O Aedes Aegypti tem hábitos diurnos e pica, comumente, nas primeiras horas da manhã e no fim da tarde. Contudo, dependendo da necessidade e do ambiente – se a pessoa passar o dia inteiro fora e inexistir fonte de alimentação, por exemplo –, o mosquito pode picar à noite também. De perfil oportunista, é inteiramente adaptado e adaptável ao meio urbano.

 

4 - O mosquito Aedes Aegypti se reproduz apenas em água limpa?

Não, também é possível encontrá-lo na água suja. Nos últimos 20 anos vem ocorrendo um processo de adaptação biológica do Aedes Aegypti. Atualmente, ele é encontrado em fossas, cisternas, boca de lobo e outros depósitos que antes não eram explorados pelo mosquito para postura dos ovos.

 

5 - Apenas as fêmeas do Aedes Aegypti picam?

Verdade. O macho alimenta-se de seivas de plantas. Já a fêmea necessita de sangue humano para o amadurecimento dos ovos, que são depositados separadamente nas paredes internas dos objetos, próximos a superfícies de água, local que lhes oferece melhores condições de sobrevivência.

 

6 - O mosquito Aedes Aegypti pode transmitir o vírus HIV?

Não. Até o momento, o Aedes Aegypti transmite, comprovadamente, dengue, febre amarela urbana, zika e chikungunya.

 

7 - Basta secar os lugares onde tem água parada?

Não. É preciso também limpar e esfregar os reservatórios de água parada. O ovo do Aedes Aegypti pode resistir por mais de um ano sem água.

 

8 - Só se contrai dengue uma vez na vida?

Não. Ao contrair dengue, a pessoa fica imunizada permanentemente para aquele sorotipo do vírus, mas não para os outros três. Ou seja, uma mesma pessoa pode ter dengue até quatro vezes.

Fonte: https://www.unimed.coop.br/viver-bem/saude-em-pauta/arboviroses-mitos-e-verdades


TEMOS UM PLANO  DE SAÚDE IDEAL  PARA A SUA VIDA
RN 309
RN 412
LGDP
Hospital Unimed Centro Rondônia Ariquemes

FALE COM A UNIMED CENTRO RONDÔNIA

Possui alguma dúvida, crítica ou sugestão, fale conosco

Contato pelo Site ou Telefone

Telefone: 69 3411-3800 ou
relacionamento_cliente12@unimedjpr.coop.br

Central de Atendimento Unimed

Atendimento de 2ª a 6ª, das 8h às 18h.
Sábado de 8h às 12h

Ouvidoria

Clique aqui ou pelo e-mail
ouvidoria@unimedcentrorondonia.coop.br